| 
View
 

ESPAÇO  E FORMA

Page history last edited by PBworks 17 years, 12 months ago

 

Espaço e Forma - atividade EF1

Antes de realizar qualquer atividade, sugiro que você leia um texto da Nova Escola: "Tem muita Matemática no lugar em que você vive"

 

 

 

Agora elabore um texto que responda as questões: Como seus alunos vêem o mundo? E como eles o representam?

Publique no seu pbwiki individual.

 

 

 


 

 

                                                     Os alunos e   sua visão de mundo

 

 

 

  É bastante difícil falar deste assunto com  nossos alunos,para eles o mundo é algo pequeno e limitado,vai até onde eles podem ver,enxergar.

  Após as leituras sugeridas aqui no site da Nova Escola, pude observar que é bem isto mesmo,são curiosos mas sozinhos sem o devido estímulo,encaminhamentos não vão chegar a nenhuma aprendizagem neste assunto tão complexo..

É muito engraçado até eles dizerem que foram pra ''Alvorada'' quando na verdade estão na cidade de Alvorada,referem-se ao centro da cidade.

Sem terem esta percepção deles mesmos,próprio corpo não podem perceber onde vivem,na localização espacial.

''O tamanho de cada um e a medida dos objetos

Para compreender como o mundo está organizado, os alunos primeiro precisavam ver que o corpo ocupa um lugar no espaço. '' segundo a professora Tatiana. Ela partiu deles prórprios pra terem a dimensão do maior,do total,da complexidade que é o universo.

Normalmente nós não vemos os conceitos matemáticos expressos aí, estamos acostumadas a separar tudo,é assim a lógica da escola infelizmente, por isso fica tão mais complicado ensinar este assunto,mas desta forma torna-se prático,curioso e muito gostoso de aprender.

Tudo foi feito respeitando a bagagem que os alunos iam trazendo e a partir disto extraiam-se os conteúdos futuros,próximas etapas.

Esta atividade do mapeamento corporal,medir as alturas de quando nasceram e comparar com as atuais sempre foi uma prática minha,assim como utilizar as caixas de vários tamanhos inseridas umas nas outras.

O conceito de espaço físico e de localização é sem dúvida um dos  dos pré-requisitos para alfabetização,sem estes conceitos bem construídos não há como nosso aluno conseguir ir adiante,com certeza apresentará muitas dificuldades em sua aprendizagem.

 

 

***********************************************************************************************

Depois de ler as atividades e o texto, proponha uma atividade utilizando essas idéias e que você poderia aplicar com seus alunos. Se possível, aplique esta atividade com seus alunos e registre o que ocorreu (dúvidas que surgiram, imprevistos que levaram a modificações da atividade...).

Caso você não possa aplicar esta atividade no momento, registre seus objetivos com essa proposta, de que forma seus alunos participariam da atividade, que contribuições poderiam fazer, o que espera que eles façam/digam/registrem e aprendam.

Plublique no seu pbwiki individual com link no webfólio individual.

 

 

 

atividade EF2

 

 

 ARRUMANDO E BRINCANDO!

 

 

ESPALHAR NUM BAÚ OU CAIXA, VÁRIOS BRINQUEDOS,SORTEAR CADA ALUNO PRA IR E PEGAR UM BRINQUEDO DA CAIXA,E DEVERÁ COLOCA-LO EMS EU RESPECTIVO LUGAR NA CASINHA(BARRAQUINHA ETC...)

EX: UM ALUNO PEGA UMA XICARA COLOCAR DENTRO DO BALCÃO,COZINHA,OUTRO PEGA UMA ALMOFADINHA,COLOCAR NO QUARTO E ASSIM POR DIANTE.

É UMA FORMA DE BRINCAR E DENTRO DESTE ''BRINCAR'' ESTÃO SE ORGANIZANDO,LOCALIZANDO,TENDO NOÇÕES DE ESPAÇO.

VARIANTE:

A PROFE SORTEIA O ALUNO E ESTE DEVERÁ ENTRAR NA CASINAH E PROCURAR O BRINQUEDO SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES,DICAS DADAS PELA PROFE.

EX:  ESTÁ NA SALA, A DIREITA DO SOFÁ AO LADO DA JANELA.(MESA DE CENTRO)

OBS...ESTA CASINHA DEVERÁ ESTAR EQUIPADA COM TODOS OS UTENSILHOS,MÓVEIS QUE TEMOS EM NOSSA CASA ,COMO SE FOSSE REAL.

 

 

 

***********************************************************************************************************************

 

atividade EF3

 

 

 

Agora que você já viu que é possível trabalhar classificação com geometria chegou a hora de usar a criatividade e propor uma atividade bem interessante que aborde esse assunto. Publique a atividade no seu pbwiki individual

 

 

 

BINGO GEOMÉTRICO:

 

 

 

Cada aluno recebe uma cartela que conterá vários desenhos com formas geométricas,variando também em sua cor.

A professora dita a peça sorteda,pede para que os alunos  auxiliem a reconhecê-la e classificá-la quanto a seus atributos como: tem três lados iguais,é um..................(triângulo) de cor.......(vermelha)

etc...

''VENCE'' O JOGO QUEM PREENCHER PRIMEIRO SUA CARTELA.

 

 

Espaço e Forma - atividade EF4

Atividade divertida... oba!!!

 

 

 

Bom... agora que você já cumpriu com as tarefas acima e salvou as imagens, faça um registro no pbwiki individual: descreva a sua construção, coloque as imagens que você fez e não esqueça de comentar as dificuldades que você encontrou para realizar essa atividade. Registre também como você desenvolveria essa atividade com seus alunos, com quais objetivos e expectativas.

 

 

********************************************************************************************************************

 

Bom,achei muito interessante esta atividade pois nos permite criar,recriar,ver as possibilidades.

Fica muito mais fácil de compreender o que estamos fazendo,pois podemos apagar,ter a chance de obter o reusultado(construção) que desejamos.

Gostei de poder soltar minha imaginação com estes blocos.

 

 

Com meus alunos faria assim virtualmente,pois eles tem a chance da exploraçaõ e visualização em tempo real,ou caso não fosse possível com os próprios blocos lógicos(legos gigantes) que temos em sala de aula.

 

Objetivos: reconhecimento,exploração do espaço,forma dos objetos.

 

EXPECTATIVAS:  Que os alunos também gostassem desta manipulçao e expressão livre de criatividade.

 

 

Não encontrei maiores dificuldades.

 

 

 

     ******************************************************************************************************************                                                                                   

          Atividade EF5      

 

Agora é hora de usar a criatividade... Elabore uma atividade para ser desenvolvida com o uso do geoplano ou do papel quadriculado e a publique no seu pbwiki individual.

 

 

 

 

 

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA E MATEMÁTICA:  série (3ª ou 4ª série)

 

 

 

 

Desenhar a planta da sala de aula,fazendo ocupar o espaço de uma folha de  ofício.

Após representar na folha quadriculada,tentando fazer uma legenda e calcualndo sua área.

 

Utilizando o geoplano e atilhos tentar também representar também esta planta baixa,calcular  área,ir reconhecendo as formas geométricas que aparecem.

 

ATIVIDADE  EF 6

 

 

 

Explicar o que é uma seqüência e criar um exercício como exemplo

 

Sequência é uma forma de ordenar,organizar algo.

Éestabelecer um padrão para ordenar algo.

 

 

EX: BRINCADEIRA DO PIN....1,2,3 (PIN)4,5,(PIN)....PODE-SE UTILIZAR OUTRA ..COMO DE 4 EM 4.5 EM 5 ETC..ÓTIMO PARA FIXAR TABUADAS.

 

 


 

ATIVIDADE EF 7

 

Leitura do texto "Atividade sob medida"

Pesquisar sobre grandeza, sistemas de medida e unidades de medida

Citar duas grandezas e, pelo menos, duas unidades de medida relacionadas a cada uma

 

 

Na ciência, unidade de medida é uma medida (ou quantidade) específica de determinada grandeza física usada para servir de padrão para outras medidas.

Considerando que as unidades de medida são indispensáveis para qualquer instrumento de medição, para a expressão de qualquer medição efetuada e para a expressão de qualquer indicação de grandeza e que as unidades de medida são utilizadas na maior parte dos domínios da

 

 

 O que é grandeza???

 

 

Grandeza é tudo aquilo que envolva medidas. Medir significa comparar quantitativamente uma grandeza física com uma unidade através de uma escala pré-definida. Nas medições as grandezas sempre devem vir acompanhadas de unidades. Exemplos de grandezas: comprimento, massa, temperatura, velocidade.

 

 

[editar] Básicas

Grandeza Unidade Símbolo
Comprimento metro m
Massa quilograma kg
Tempo segundo s
Corrente elétrica ampère A
Temperatura termodinâmica kelvin K
Quantidade de matéria mol mol
Intensidade luminosa candela cd

 

 

 

FONTE DE PESQUISA:

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_Internacional_de_Unidades

 

 

 


 

 

 

 

ATIVIDADE EF8

 

 

Escolha um objeto da sua casa e descreva as grandezas que podem ser medidas com unidades diferentes. Aproveite para colocar como seria feita essa medição e para que serviria essa informação. Registre a resposta no seu pbwiki individual com link no webfólio.

 

 

 

 objeto a ser medido: sofá da sala três lugares

 unidade de medida: palmos

  total: 14 palmos e meio

 

Adaptação para sala de aula:poderíamos medir classes,paredes,quadro de giz,cadeiras,cartazes,mesa da profe etc...

poderia ser dado aos alunos a liberdade de escolha para utilizarem a unidade de emdidas que quiserem(régua,estojops,palmos,barbantes de váriso tamanhos,tiras de apel de vários tamanhos etc... (série pensada 3º ou 4º séries)

 

 

 


 

 

ATIVIDADE EF9

 

 

Pensando na atividade "Carregando o caminhão" e nos objetos proponha um exercício que pode ser resolvido pelos seus alunos. Não esqueça que esse exercício deve envolver medidas.

Publique a atividade no seu pbwiki individual com link no webfólio.

 

 

 

 

 Comparando medidas:

 

 

COPO DE AGUA TAMANHO NORMAL (TIPO MAERICANO)

GARRAFA PET (COCA COLA OU OUTRAS)

GARRAFA DE VIDRO (CERVEJA OU OUTRAS)

JARRA PLÁSTICA SAN REMO GRANDE

LATINHA DE REFRI

GARRAFA DE SUCO TIPO FRUKITO OU OUTROS

XICARA DE CAFEZINHO

XÍCARA DE CAFÉ GRANDE

GARRAFINHA DE PITCHULINHA

GARRAFINHAD DE AGUA MINERAL

 

 

TEMOS ALGUMA QUE TEM A MESMA MEDIDA?  CABE A MESMA QUANTIDADE DE LÍQUIDO?

NESTE CASO ESTAMOS UTILIZANDO A MEDIDA LITRO OU MILILITROS...M/L...L

EXPLICAR PARA QUE SERVE ESTA UNIDADE...

FAZER UM GRÁFICO COMPARATIVO EM PAPEL PARDO PARA COMPARAR AS AMEDIDAS...

QUAL A MAIOR?

QUAL A MENOR?

QUAIS AS MEDIDAS IGUAIS?

ANOTAR AS CONSATAÇÕES REGISTRANDO NO CADERNO.

 

 


 

 

 

 

ATIVIDADE EF10

 

 

 

Agora responda a questão: Como desenvolver a noção de fração com os alunos da série com a qual você trabalha?

Publique a resposta no seu pbwiki individual com link no webfólio.

 

Trabalhar fração deve ser algo bem lúdico e interessante,pois todso devem relamente compreender. SÉRIE:4ª

 

Gosto de aprtir do real,como trazer uma barra de chocolate ,bolo,pizza,para pedir que resolvem como podemos repartir,essa noção deve ser bem interpretada por eles,ai entendem o que é fração...

FRACIONAR(REPARIR EM PEDAÇOS BEM MENORES E DE IGUAL TAMANHO)

 

pizza       Questionamentos:

 

 

COMO REPARTIMOS?

QUANTOS PEDAÇOS?

COMO PODEMOS LER ISTO?

E REPRESENTAR?

  A DIVISÃO FICOU IGUAL? TODAS AS APRTES  SÃO DO MESMO TAMANHO??

 

POR ISTO TEMOS AS FRAÇÕES PARA FAZERMOS ESTAS DIVISÕES IGUAIS...UTILIZANDO UM TERMO MATEMÁTICO...

 

 

) Observe as figuras e diga quanto representa cada parte da figura e a parte pintada:

a) exercicio_fracao8.GIF (2280 bytes)       b) exercicio_fracoes4.GIF (1799 bytes)   c) exercicio_fracoes5.GIF (1584 bytes)

 

 

 

 

Exercícios de Frações

1) Observe a figura:

exercicios_fracoes1.GIF (1795 bytes)

a) Em quantas partes iguais o retângulo foi dividido?

b) Cada uma dessas partes representa que fração do retângulo?

c) A parte pintada representa que fração do retângulo?

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

ATIVIDADE EF 11

Explique o que é um problema não-convencional segundo o texto. Elabore um exemplo.

Publique no seu pbwiki individual com link no webfólio.

 

 

 

 Um problema não convencional é aquele que não tem aquelas perguntinhas bobas,óbvias é aquele que faz com que interpretamos,lemos,pensemos logicamente para encontrarmos a solução.

 

 

 

Nesse processo é possível ainda que o professor proponha aos alunos que registrem, no caderno ou em um dicionário, as palavras novas que aprenderam, ou mesmo aquelas sobre as quais tinham dúvida para que possam consultar em outras vezes que for necessário. Em relação àqueles termos que tenham significados diferentes em matemática e no uso cotidiano, o ideal é que sejam registrados no caderno dos alunos com ambos os significados, podendo inclusive escrever frases que ilustrem esses significados. Vejamos outras estratégias.

 

  • apresentar aos alunos problemas com falta ou excesso de dados para que eles analisem a necessidade ou não de informações no texto;

     

  • apresentar aos alunos o texto de um problema no qual falte uma frase ou a pergunta, deixar que eles tentem resolver e que tentem completar aquilo que falta para o problema ser resolvido;

     

  • apresentar um problema com frases em ordem invertida e pedir que os alunos reorganizem o texto;

     

  • pedir que os alunos elaborem problemas com palavras que apresentam sentidos diferentes quando utilizadas em matemática e no cotidiano: tira, produto; domínio; diferença, etc.

     

     

     EX:

     

     


     ATIVIDADE EF 12

     

    Depois de navegar por essa ferramenta poste no pbwiki individual o que você quiser. Você pode postar as respostas dos questionamentos dessa atividade, uma sugestão de atividade que pode ser resolvida pelos seus alunos usando o Google.maps, as dificuldades que você teve para navegar, as imagens dos mapas que você fez... enfim... esta postagem é livre!

    Publique no pbwiki individual com link no webfólio.

     

     

     NOSSA QUE INCRÍVEL!!!

     

     

    Já tinha utilizado este recurso num dos semestres anteriores,onde tivemos que localizar nosso pólo pelo GOOGLE MAPS.

    É verdadeiramente fantástico,coloquei la na pesquisa minha rua não encontrei nada,pois pelo nome ela ainda não consta,antes era por número aí consegui localizar. Localizei a cidade de Alvorada e pude ver qual  seria o melhor caminho para chegar até minha escola,aparece passo a passo que avenida,rua devemos seguir ,muito bom mesmo!

    Tem a opção de aumentar e ver somente o que queremos,é muito útil para sabermos localizar endereços,que é tão comum precisarmos.

    Com certeza de hoje em diante utilizarei este recurso para localizar-me,dispondo de comodidade e muita precisão nas informações.

    Pode ser utilizado com nossos alunos nas aulas de Informática integrando com Estudos Sociais e saindo da mesmice do pinta,cola papéis coloridos sobre a tua cidade,país,bairro,rua,estado etc... Desta forma auxiliamos aqueles que possuem mais dificuldade nas localizações pois o recurso permite que andemos,mexendo para cima, para baixo,lados esquerdo,direito .

     

    ADOREI!!!

     


     ATIVIDADE 13

     

    Gostou das sugestões? Agora é sua vez! Publique no seu pbwiki individual uma atividade que envolva estimativa. Se for possível, aplique com seus alunos e coloque as dificuldades encontradas por eles, as estratégias que utilizaram para "chutar" melhor, etc. Se não for possível realizar com seus alunos coloque os questionamentos que você faria durante a realização da atividade, o que você espera que aconteça na hora de realizar a atividade, etc. (Não esqueça de colocar o link no webfólio.)

    Puxa... Essa é a última atividade da interdisciplina. Já estou com saudades das suas idéias! Espero que continue pensando e inventando atividades interessantes para trabalhar matemática com os alunos.

     

     

     

     

    ESTIMATIVAS:

     

     

    Quanto mede a sala de aula?

    Quanto mede tal colega?

    Qual a medida do nosso pátio da escola?

    Porta da sala,janelas,paredes...

    E o quadro?

    Pesos....qual o peso da nosa mochila?

    do nosso estojo?

    caderno?

    nosso tênis?

     Qual o peso de cada aluno?  

     

    Depois usaríamos a trena para medir tudo e fazer as respectivas correções e ver quems e aproximou masi do resultado veradeiro.

    No caso dos pesos,com auxílio da balança (de banheiro) pesaríamos todos os objetos e faríamos a relação com o peso real,quem maiss e aproximou etc...

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     ESTE DESENHO  É DA EF4..MAS NÃO CONSIGO COLOCÁ-LO LÁ EM CIMA)

     

     

     


  • Comments (10)

    Anonymous said

    at 2:27 am on May 21, 2008

    Tatiana, tua EF1 está ok, sem necessidade de ajustes. Se a escola, na contramão de ser o lugar com a lógica compartimentalista, for o lugar dos encaminhamentos que possibilitam ao alunos, literal e figurativamente, expandir horizontes, então, nosso trabalho enquanto educadores será recompensado! Essa colocação dos teus alunos em falarem que “foram pra Alvorada quando na verdade estão na cidade de Alvorada, referem-se ao centro da cidade” dá indícios de como eles se localizam no mundo. Já trabalhaste mapas com eles, localizando desde a rua, bairro [guia telefônico] até cidade, estado, país, etc.? [ ] s

    Anonymous said

    at 8:23 pm on May 21, 2008

    sim...mas isto sempre ocorre no inicio antes deles aprenderem sobre o assunto,seus conhecimentos trazidos por eles,suas hipoteses iniciais.Após passam a entender e ate riem muito do assunto.

    Anonymous said

    at 1:25 am on May 25, 2008

    Oi, Tatiana. É tão legal quando a gurizada se dá conta que estava pensando diferente do que é real, não? Nosso trabalho é gratificante! A tua EF2 está ok, não há necessidade de ajustes. Só me confirma para que série ela foi pensada, ok? O Bingo Geométrico ajuda na identificação das figuras geométricas. Os desenhos são sempre os mesmos ou exploram as variações das figuras? Por exemplo, todos os triângulos apresentados são equiláteros ou há outros tipos? E na hora de classificar os quadriláteros, por exemplo, os quadrados são vistos como retângulos? Me responde isso sobre a EF3 antes de darmos ela por encerrado, ok? [ ]s

    Anonymous said

    at 3:21 pm on May 31, 2008

    Oi, Tatiana. Estou de volta! ;o) Tua EF4 foi parcialmente publicada, não é mesmo? Onde estão as outras imagens da tua construção? É preciso representar a construção na Grade Quadrada e na Grade Isométrica. Quer uma mãozinha com elas? É só dizer, ok? Tua EF5 uniu disposição e localização espacial ao trabalho com papel quadriculado. A proposta não precisa de ajuste, mas a redação precisa de um: “fazer uma legenda e calculando sua área,ex:cada quadradinho representa 1 cm”. Das duas, uma: ou quiseste falar no tamanho do lado do quadradinho ou esqueceste o ² no cm. Fazes esse ajuste? [ ] s

    Anonymous said

    at 11:49 pm on Jun 3, 2008

    Oi, Tatiana. A tua EF6 está ok, sem necessidade de modificações, a não ser uma questãozinha de 'português' a seqüência no nosso caso é o conjunto com determinada lógica/ordem de formação, não a lógica/ordem/padrão que determina esse conjunto, ok? Assim: {1, 2, 3, pin, 5, 6, 7, pin, 9, 10, ...} é a seqüência; os múltiplos de 4 são substituídos por 'pin' é o padrão. A tua EF7 está parcialmente respondida. Aqui tu colocaste a definição da wikipédia para unidade de medida. E o que é sistema de medida? E grandeza, o que é? Qual(is) a(s) diferença(s) entre eles? E não esquece de citar as duas grandezas e as duas unidades de medida relacionadas a cada uma. [ ] s

    Anonymous said

    at 1:27 pm on Jun 10, 2008

    Profe preciso de uma maõzinha com a tal malha quadriculada..não sei como colocar la´...
    ok...

    Anonymous said

    at 2:30 am on Jun 11, 2008

    Tatiana, começando pela EF8, te pergunto qual a grandeza do teu sofá que mediste com palmos? É a única grandeza relacionada ao teu sofá? Quando retomares as questões que te fiz sobre a EF7 ficará mais fácil completar a postagem da EF8. As comparações de medidas na EF9 trabalham com estimativa de volumes, mas fiquei me perguntando se essas comparações são um problema, um desafio ao teus alunos, como o problema do caminhão era.. Será que poderíamos fazer dessa proposta da EF9 um desafio? Tua EF10 não precisa de ajustes, mas te deixo uma questão para pensares: como trabalhas com teus alunos as frações que não são parte de um inteiro, por exemplo, a metade de um saco de bombons tem 4 bombons, quantos há ao todo? Uma das vistas representáveis na Grade Quadrada da EF4 teria a mesma aparência do desenho do 'T' ao final da tua página do wiki. Como é a imagem dessa tua construção vista em outro plano, ou melhor, de outra perspectiva? Chegaste a ver o material em http://peadmatalvorada.pbwiki.com/dicas? Como tu vês ela se colocares na mesma posição da última figura da primeira folha do material que citei agora? Qual a frente dela? Qual a lateral direita? Continuamos conversando sobre a EF4 o quanto for necessário, ok? ;o) Grande [ ]

    Anonymous said

    at 4:40 pm on Jun 16, 2008

    Oi, Tatiana. Tua EF11 traz problemas não-convencionais que podem colocar os alunos a pensar por diferentes estratégias e, depois, comparar suas maneiras de resolver os problemas. Tua busca por esses exercícios pode ser considerada, entretanto, tu tens que citar a fonte, ou seja, informar de que livro didático tu escaneaste essa página. Consegues pensar em alguma forma de, no mínimo, adaptar esses problemas para torná-los mais 'reais' para teus alunos? Tua EF12 está ok, sem necessidade de ajustes. Eu é que não entendi bem quando dizes “Tem a opção de aumentar e ver somente o que queremos” o que é que se tem a opção de aumentar? O tamanho do mapa na tela? [ ] s

    Anonymous said

    at 7:25 pm on Jun 21, 2008

    POXA..ESTOU MUITO CANSADA....CADA VEZ QUE VENHO AQUI SÃO MIL E UM AJUSTES...Tento...leio..procuro...estudo..estudo...
    Estou desmotivada a continuar...Nunca fiquei assim!!!!
    Tantas atividades...muitas com prazos muito juntos...porque tantas??seria preciso todas..muito parecidas..sempre criar uma outra atividade...temos que ler no rooda estudar,assimilar tentar interagir com o que aprendemos mas sempre da mesma forma???
    Acho que não sei nada..quando chego aqui..sempre tenho que rever...arrumar..te explicar..!!!! pq???
    Fico muito desmotivada e triste para continuar!!!!

    Anonymous said

    at 3:23 pm on Jun 23, 2008

    Oi, Tatiana. Por partes, começo com a tua EF13 que está de acordo com o que foi solicitado. Não há necessidade de ajustes. Respondendo ao teu comentário anterior, vamos começar pela parte do ''Acho que não sei nada..'': não fiques assim pelos meus comentários -ou melhor, pelas minhas perguntas- porque eles não são para apontar 'falta de conhecimento'; muito pelo contrário, eles estão aqui para contribuir para o que tu já sabes -e que é muito!- de maneira que vejas e utilizes esse teu conhecimento das mais diversas formas possíveis no teu trabalho com teus alunos. Se minha postura te pertubou tanto, podias ter falado isso antes e já teríamos tido essa conversa que, espero, te encoraje e anime. Nosso papo aqui não apaga meus comentários anteriores: as EFs 3, 4, 7, 8, 9 e 11 continuam com pontos a serem revistos e isso não é demérito nenhum! Vamos estabelcer uma conversa na qual tu me vês como uma colega que quer entender melhor 'o que' e 'como' tu trabalhas em sala de aula, especialmente com os conceitos de matemática. Encara essa conversa como uma possibilidade de crescimento, afinal, quanto mais falamos sobre o que fazemos, mais refletimos sobre o que fazemos e isso tende a aperfeiçoar o que fazemos cada vez mais. Ao invés de ficares chateada, tenta fazer do impacto que o que eu escrevi causou um disparador para uma conversa verdadeira. Vamos trocar idéias! Eu estou aqui não para fazer comentários unilaterais, eu estou aqui para fazer contigo! Então, agora que já desabafaste -e fizeste muito bem em fazer isso!-, coloca tuas dúvidas aqui. Explicita o que pensaste sobre minhas intervenções matematicamente falando: que comentário tu não entendeste? com qual comentário tu não concordas? que conceitos não ficaram claros para ti da maneira como foram abordados no material da interdisciplina? .. Estou a tua disposição, tanto online quanto na quarta-feira dia 25/6 no pólo. Grande [ ]

    You don't have permission to comment on this page.