Anotem, em uma pg do seu wiki, idéias explicativas que surgirem a partir da relação entre o acontecido e obtido nas atividades e os fundamentos teóricos do texto.
SER OU NÃO SER EIS A QUESTÃO!!!
2.1.1 Observando: entre a emersão e a imersão
Para termos uma situação pedagógica desafiadora, capaz de servir de “caldo de cultura”
para o lançamento de questões, propomos um sistema de dupla entrada: imergir na
gama de recursos digitais disponibilizados, tendo como ponto central o laptop
educacional com apoio das mais diferentes mídias, e emergir do mundo em que
vivemos para poder olhá-lo sob novas perspectivas.
2.1.2 Definindo o problema, formulando a pergunta: a questão norteadora
Atividades disparadoras, como as que foram apresentadas acima, são momentos que
ajudam os alunos a perceberem a existência de fatos ou fenômenos no mundo em que
vivem e para os quais ainda não têm uma explicação. Mais ainda, a perceberem que
nunca haviam pensado sobre eles e/ou nunca sua curiosidade tinha sido provocada.
2.1.3 Investigando o que se conhece: as certezas provisórias
Aqui não estamos referindo, de maneira nenhuma, as conhecidas revisões de literatura,
que fazem parte das investigações e trabalhos acadêmicos, ou mesmo as “pesquisas”
escolares, mas buscamos referir e enfatizar a necessidade de conhecermos o ponto de
partida dos nossos alunos.
2.1.4 Articulando uma expectativa: Dúvidas temporárias
Conforme já vimos, a questão principal se desdobra em certezas provisórias e dúvidas
temporárias que são assim chamadas em função de sua transitoriedade: o que, em um
momento, pode ser uma certeza pode, no decorrer do processo, transformar-se em
dúvida, e vice-versa, na medida em que os processos de investigação, propostos nos PA,
avançam, produzindo novas porções de conhecimento.
Fiquei na questão dos lixos inicilamente pensamos que um medicamento era anticoncepcional,depois resolvemos tirar a dúvida pesquisando seu nome no google aí tivemos uma surpresa era reposição hormonal o que acava de modificar toda nossa suposição sobre a mulher pois infuenciava em sua faixa etária,em ter ou não filhos,ou netos e etc...
A maioria dos grupos que pegou o lixo pensavam em ir juntando ''pistas'' evidências para descobrir os donos do tal lixo.
Precisamos de muita atenção coisa que não foi tão fundamental para os grupos que tinham que mobilhar a casa.
Mas em ambas propostas precisávamos investigar,pesquisar ponto chave para resolver qualquer uma das atividades.
Comments (0)
You don't have permission to comment on this page.